segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

RELATÓRIO ESTRATÉGICO 001/2016

RELATÓRIO ESTRATÉGICO 001/2016

- Bastidores da Guerra
Segundo o Ministério das Relações Exteriores russo, o Conselho OTAN-Rússia pode reunir-se antes do verão, acenando para a redução das tensões entre as partes, tendo como grande êxito o cessar-fogo na Síria.

Começa o cessar-fogo na Síria e a mídia ocidental demonstra o sucesso do plano nessas primeiras horas de não-guerra, mesmo com relatos de ataques. O cessar-fogo envolvem o governo de Assad e alguns grupos de rebeldes "moderados" que querem a queda de seu presidente. O acordo não vale para o Estado Islâmico, o que servirá de pretexto para todas as potências, regionais e mundiais, para a contínua escalada na região.

Nos últimos dias, chegaram relatos da mídia local, de que os países sunitas aconselharam a todos os seus cidadãos de abandonarem o Líbano, provavelmente uma proteção devido a uma grande ação que está por vir ou atentados de grandes proporções no país xiita. Tal ação coincide com o acúmulo de ativos militares dos sunitas na Turquia, liderados pela Arábia Saudita. Especialistas deduzem que, com o cessar-fogo em vigor na Síria, o conflito tende a ser continuada em outros países da região, porém, os supostos futuros ataques da Arábia na Síria, mesmo que visando o EI, pode mudar toda a estratégia na região.

- O fator Estado Islâmico
O Estado Islâmico voltou a avançar na Síria, no Iraque e na Líbia. Neste fim de semana, ataques coordenados no Iraque deixaram mais de 70 mortos e centenas de feridos. Com o cessar-fogo sírio, o fator EI pode traçar rumos da guerra na região. Ainda é cedo para dizer se os rebeldes, Assad e potências visarão agora o grupo extremista, nós do Sempre Guerra seguimos céticos com o frágil cessar-fogo, que pode acabar a qualquer momento.

- A guerra na África
A Líbia acusou recentemente a França de enviar tropas terrestres para ações militares clandestinas contra o Estado Islâmico no país. O frágil governo local tem bombardeado posições do EI no país, mas que não tem tido muito sucesso para frear os avanços do grupo extremista.

O Boko Haram sofreu grandes baixas nesta semana, Camarões afirma ter matado 92 membros do grupo e Nigéria libertou centenas de reféns. Os EUA cogitam ajudar a Nigéria na guerra contra o grupo extremista africano, ainda não está claro se a ajuda é humanitária ou ataques aéreos. Espera-se uma nova retaliação do grupo nos próximos dias.

- Tensão na Ásia
Aumentam as tensões com a China reivindicando a maior parte do mar em disputa com países como Malásia, Filipinas, Brunei e Vietnã. Os atritos aumentaram após a recente instalação chinesa de mísseis e jatos de guerra no disputado arquipélago de Paracelso. Países do bloco ASEAN e os EUA manifestaram preocupações com o ocorrido. Não acreditamos em confrontos diretos nesta disputa, porém, achamos que vai ter aumento de exercícios e ativos militares na região, escalando ainda mais as tensões.

- Ucrânia: Conflito não resolvido
Continuam os confrontos isolados nas regiões em disputa no leste ucraniano. Recentemente, funcionários ligados ao ministério da defesa ucraniana disseram às mídias locais que o país faz um planejamento de seus ativos militares, visando a recuperação da Criméia, anexada pela Rússia em 2014. A nossa opinião é que a Ucrânia não vai entrar em guerra direta com a Rússia e foi aconselhada pelos EUA de evitar quaisquer hostilidades, seguindo o acordo de cessar-fogo de Minsk. Portanto, a vez no xadrez ficará para a Rússia, que pode escalar o conflito ucraniano caso o acordo sírio não seja cumprido pelo ocidente e seus aliados.

8 comentários:

  1. Muito bom a análise sobre os temas mais prementes que temos seguido na agenda estratégica internacional envolvendo atores globais e regionais em voga. Com certeza esses pontos de vista vinda desse site corroboram com minha posição sobre estas questões. Parabéns e gostei e estamos aqui atentos. Abraços do amigo Daniel do Blog UND

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Daniel! Agradeço as palavras de apoio!
      Infelizmente, não tenho mais tempo como antes e não consigo mais postar breaking news, então resolvi fazer relatórios semanais.

      Mais uma vez, grato pelo apoio! Seguiremos em frente!

      Excluir
  2. Vou colocar uma entrada no meu site para que os leitores sigam aqui... abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo retorno das atividades deste site! Desejo que continuem firme e forte, pois tenho prazer em acompanhar as matérias do mesmo. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a ideia do Relatório Estratégico!

    Desejamos muito sucesso ao retorno do Blog Sempre Guerra, sabemos o quanto vocês inspiraram o surgimento de outros Blog e paginas do gênero.

    Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Conflitos e Guerras, é sempre bom ter motivação de grandes parceiros como vcs, abraços!

      Excluir
  5. Meus amigos, às noticias que recebo da Russia;digo vos é sério;
    a Russia , a Grande Russia tem fome de Guerra",
    e também porque será assim; afinal não foi da Russia que veio o comunismo que se espalhou pelo Mundo;este mal maléfico que foi espalhado pelo mundo onde nasceram os muitos filhos do Diabo, então que se mal fez mal apague; estas chamadas democracias ilusórias no mundo não passam de miticas anedotas formadas a partir desde o comunismo;e o que poderão fazer acerca disto?.. nada; o mundo está comunista de mais; ficou comunista, consumista descontrolado, baubérrimo,insano e Marx já preditava isto; o fim ou o começo de uma nova Era com a Grande Russia Vitoriosa

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...