domingo, 16 de agosto de 2015

UCRÂNIA TEME "GRANDE GUERRA", RÚSSIA ENVIA MAIS TROPAS!

Autoridades militares da Ucrânia acreditam que o número de tropas russas dentro e perto de suas fronteiras subiram para mais de 50.000, aumentando os temores de uma escalada substancial no conflito que destrói a região leste da Ucrânia. Lei marcial e mobilização completa podem ser acionados!

Quase 9.000 das Forças Armadas da Federação russa estariam dentro Ucrânia, de acordo com relatórios do Conselho Nacional de Segurança e Defesa (NSDC) vistos pelo The Independent neste domingo. O resto estão localizados na região vizinha de Rostov, Rússia, incluindo unidades de assalto mecanizadas e sistemas de comando de comunicações.

Isto é, além de 33.400 "formações armadas ilegais" de soldados separatistas apoiadas pela Rússia dentro do leste da Ucrânia, com 400 tanques de batalha e perto de 2.000 transportadores de tropas blindados relatados para estarem em "prontidão para o combate total".

Os países ocidentais têm repetidamente acusado a Rússia de se envolver no conflito, uma alegação que Moscou negou.

Autoridades ocidentais têm sido rápidos para falar de sua "preocupação" com o aumento no número de ataques e disparos de foguetes entre as forças ucranianas e os separatistas apoiados pela Rússia nos últimos dias. Especificamente, há uma preocupação com o número de violações de um acordo de cessar fogo, implementado em fevereiro depois de conversas em Minsk, que teve como objetivo acabar com o conflito. Embora os níveis de combates diminuíram desde então, o recente aumento é preocupante. Por exemplo, o disparo de banidos "Grad", sistemas de lançamento múltiplo de foguetes - reiniciou na última quarta-feira à noite, com dezenas de ataques com foguetes Grad registrados até ontem de manhã. 

Separatistas apoiados pelos russos foram acusados de terem disparados foguetes Grad em áreas residenciais de Opytne, Avdiivka, e Starohnativka na quinta-feira à noite. Na sexta-feira de manhã, Alexander Turchynov, o secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa (NSDC), disse que a Ucrânia poderá ser forçado a declarar a lei marcial e a mobilização completa.

"Forças armadas ucranianas estão prontos para, não só repelir os ataques, mas se for necessário, combater as forças inimigas", disse Turchynov.

Suas palavras não parecem ter tido qualquer eco com 19 foguetes Grad, mísseis múltiplos, sendo lançados e com 175 violações do cessar-fogo de Minsk registrados na sexta-feira à noite até sábado de manhã.

Relatórios de inteligência militares ucranianos vistos pelo IOS, sugerem que 300 sistemas de mísseis Grad são baseados dentro da Ucrânia - 200 com os separatistas apoiados pelos russos e 100 com forças da Federação Russa -. Incluindo uma série de sistemas de foguetes baseados dentro de Donetsk no estádio de futebol.

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) disse que seus monitores continuaram a observar as violações do cessar-fogo, incluindo o uso de armas pesadas, tanques e armas de menor calibre. A OSCE disse que a maior parte da violência que observaram ocorreu em áreas residenciais, onde as posições militares continuam a pôr em perigo a vida de civis.

Comandantes rebeldes lançaram ofensivas renovadas contra cidades ucranianas recentemente. Na semana passada, até 400 combatentes separatistas apoiadas pela Rússia da chamada República de Popular de Donetsk (DNR) tentaram invadir Starohnativka mas foram repelidos pela 72º Brigada da Ucrânia, com mais de 130 mortos, os separatistas apoiados por Moscou foram mortos; eles foram descritos por um comandante como "bucha de canhão russo".

O enviado separatista Denis Pushilin foi outro a levantar a perspectiva de "guerra", dizendo a uma reunião esta semana: "Kiev provavelmente também entende que, se o processo de Minsk será interrompida... isso significa guerra... não só em o Donbass [leste da Ucrânia], mas esta pode ser uma grande guerra."

Sr. Pushilin disse que a aplicação de Kiev do acordo Minsk tinha sido limitado, e acusou as forças ucranianas de "infelizmente" violar o cessar-fogo com as forças armadas da Ucrânia, tratando das "provocações" militares contra as forças separatistas, de acordo com a Reuters, agência de notícias.

Com mais de seis mil 6.000 pessoas que morreram no conflito desde que começou, em abril do ano passado, e até um milhão de outras foram deslocadas, os temores de uma escalada são significativos.

Michael Fallon, o secretário de Defesa do Reino Unido, deixou claro que ele acreditava que o conflito está "ainda em brasa" em uma visita a Kiev esta semana, dizendo que ele não poderia ver um fim aos combates "em breve".

Os relatórios NSDC estabeleceram em detalhes o que a Ucrânia vê como um número crescente de tropas russas, e os meios de comunicação e atividade social na internet dos soldados russos que os colocam dentro Ucrânia, incluindo mensagens de texto e chamadas telefônicas, alguns analistas acham que esse aparente aumento de pessoal poderia ter um impacto sobre as táticas para os separatistas.

Mark Galeotti, professor de assuntos globais na Escola de Estudos Profissionais da Universidade de Nova York, disse que a evidência do NSDC sugere que a Rússia estava preparando as forças que poderiam usar para lançar uma ofensiva renovada.

"Ainda mais importante do que o novo aumento das tropas russas no terreno é a colonização do DNR e LNR [República Popular de Lugansk] e estruturas de comando, servindo oficiais russos do exército e dos serviços de segurança. A insurgência russo-armada e apoiada está se tornando um centro de comandados russos", disse o Professor Galeotti.

O comandante da 93ª Brigada Mecanizada, uma forte unidade ucraniana na linha de frente, que pediu para não ser identificado para evitar represálias contra sua família, disse que o país estava agora bem defendido e poderia repelir qualquer ataque.

No entanto, ele deixou claro as possíveis consequências se as forças russas com os separatistas apoiados pelos russos tentarem invadir ainda mais a Ucrânia - o resultado potencial pode ser a "Terceira Guerra Mundial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...