quarta-feira, 19 de agosto de 2015

UCRÂNIA: PUTIN ACUSA KIEV POR AUMENTO DE VIOLÊNCIA! OTAN ADVERTE PRÓ-RUSSOS!

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, culpou o governo ucraniano pelo mais recente aumento no confronto no leste. A Otan advertiu os separatistas pró-russos contra novas conquistas territoriais, e ressaltou que Moscou tem uma responsabilidade especial para restabelecer a paz, num momento em que a violência na zona aumenta.

- Putin culpa Kiev por aumento de violência no leste da Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, culpou nesta terça-feira o governo ucraniano pelo mais recente aumento no confronto no leste da Ucrânia entre forças de Kiev e rebeldes apoiados pela Rússia.

Depois de embarcar em um submarino na Crimeia, península do Mar Negro anexado de Kiev por Moscou no ano passado, Putin disse a repórteres: "Lamentavelmente, estamos vendo esta escalada de conflitos e a culpa não reside com a milícia Donbas, mas com os rivais", disse, se referindo a região ucraniana controlada pelos rebeldes.

"Espero que não aconteçam confrontos diretos em longa escala", acrescentou.


- Ucrânia: Otan adverte separatistas pró-russos sobre novas conquistas territoriais

A Otan advertiu nesta quarta-feira os separatistas pró-russos contra novas conquistas territoriais no leste da Ucrânia, e ressaltou que Moscou tem uma responsabilidade especial para restabelecer a paz, num momento em que a violência na zona aumenta.

"Qualquer tentativa dos separatistas apoiados pela Rússia de tomar o controle de mais território ucraniano será inaceitável para a comunidade internacional", disse a Aliança Atlântica em um comunicado.

"Os Aliados ressaltaram a necessidade para todas as partes de diminuir as tensões e mostrar prudência", acrescentou uma porta-voz da Otan após uma reunião do Comitê Político que reúne representantes dos 28 membros da Aliança do Atlântico Norte.

A porta-voz Carmen Romero afirmou no comunicado que os aliados expressaram sua grave preocupação pela escalada recente e súbita de atos de violência no leste da Ucrânia.

"A Rússia tem uma responsabilidade particular na conquista de uma solução política", acrescentou, lembrando que para a Otan a solução deve ser alcançada "por meios diplomáticos".

"A total aplicação dos acordos de Minsk", que tornaram possível instaurar um frágil cessar-fogo em fevereiro, "é o caminho da paz", insistiu a porta-voz.

A Ucrânia, a Otan, a União Europeia e os Estados Unidos acusam a Rússia de apoiar os separatistas armados, o que a Rússia nega categoricamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...