quarta-feira, 12 de agosto de 2015

RELATÓRIO: OTAN E RÚSSIA ESTÃO SE PREPARANDO PARA A GUERRA!

A conclusão é do European Leadership Network, um centro de reflexão sobre segurança na Europa. Os autores do relatório são incisivos: Rússia e Aliança atlântica estão "se preparando ativamente para a guerra”: “Enquanto os representantes de cada parte podem defender que estas operações estão focadas em oponentes hipotéticos, a natureza e escala dos exercícios mostra outra coisa: que a Rússia está se preparando para um conflito com a OTAN e a OTAN está se preparando um possível conflito com a Rússia”. 

“Não dizemos que as lideranças de ambos os lados já tenham tomado a decisão de avançar para uma guerra, ou que o conflito militar entre os dois seja inevitável, mas a mudança do perfil dos exercícios é um fato e desempenha um papel na manutenção do clima de tensão na Europa”, dizem os três autores do relatório, entre eles o diretor do European Leadership Network (ELN), Ian Kearns. 

O relatório foi disponibilizado esta quarta-feira no site do ELN, um centro de debate sobre os desafios de segurança e defesa na Europa, com o título “Preparando-se para o pior: os exercícios militares da Rússia e da OTAN estão tornando a guerra na Europa mais provável?”

“Enquanto os representantes de cada parte podem defender que estas operações estão focadas em oponentes hipotéticos, a natureza e escala dos exercícios mostra outra coisa: que a Rússia está se preparando para um conflito com a OTAN e a OTAN está se preparando um possível conflito com a Rússia”. 

Os autores apresentam análises pormenorizadas sobre dois exercícios, um de cada lado da “barricada”: o exercício russo conduzido em março de 2015 que juntou 80 mil militares; e o exercício da OTAN “Allied Shield” em junho de 2015, que juntou quatro tipo de exercícios que ocorreriam no flanco oriental da Aliança, totalizando 15 mil militares dos 19 Estados-membros da organização e três parceiros. 

Os autores falam de um agravamento da situação ao longo dos últimos 18 meses, desde que a crise na Ucrânia começou, no início de 2014. Tempo em que ocorreram diversos incidentes entre as duas forças militares.

Elementos que servem para os autores denominarem este com “um novo e perigoso ambiente” na Europa. O azedar das relações políticas entre a Rússia e a OTAN tem trazido um “ciclo de ação-reação em termos de exercícios militares”. Um ciclo que o estudo chama de “dinâmica perigosa”, já que a outra parte considera os exercícios uma “provocação e um agravar deliberado da crise” (até porque muitos exercícios não são anunciados) e, por outro lado, o aumento de atividade aumenta o próprio risco de perigosos encontros militares entre os dois. 

O relatório aponta recomendações. Entre elas, os autores consideram vital um aumento da comunicação entre a OTAN e a Rússia sobre a calendarização de exercícios. Sugerem ainda uma reflexão aos políticos de ambos os lados sobre os benefícios e perigos de intensificarem os treinos militares nas zonas de fronteira. 

“Se a Rússia e a NATO decidirem a dado momento a reduzir a tensão, mostrar contenção na dimensão e cenários usados nos exercícios militares, pode ser um bom ponto de partida”, estimam os autores do relatório. 

2 comentários:

  1. DEVERIAM PARAR COM ESSA LOUCURA HÁ MUITO TEMPO. BURGUESES SEMPRE ACHAM UM JEITO PARA BRIGAR COM OS OUTROS... DEPOIS HITLER E STÁLIN É QUE SÃO OS MONSTROS! E OS QUE DEVERIAM EVITAR BRIGA;SÃO O QUE? SANTOS? ESSE TAL DO DINHEIRO E MERCADO ECONÔMICO...

    ResponderExcluir
  2. Bando de loucos!!Humanidade falida, egoísmo fadado a ceifar as vidas de pobres inocentes....com direitos fisiológicos e materiais que a natureza nos brindou, o sol nascendo para todos....mas alguns, acham que é para si mesmos!!
    God have mercy upon us
    God have mercy upon us

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...