segunda-feira, 10 de agosto de 2015

OFENSIVA DO TALIBÃ DEIXAM DEZENAS DE MORTOS EM 72 HORAS NO AFEGANISTÃO! PRESIDENTE AFEGÃO ACUSA PAQUISTÃO DE AJUDAR OS MILITANTES!

Grande ofensiva do Talibã no Afeganistão faz dezenas de vítimas fatais desde a última sexta-feira, onde uma série de ataques na capital Cabul deixaram ao menos 55 mortes. No sábado, ataques no norte do país deixaram ao menos 29 mortes. Hoje, ao menos 5 mortos no ataque próximo ao Aeroporto de Cabul com a explosão de um carro-bomba. O presidente afegão, Ashraf Ghani, instou o Paquistão a conter os militantes, afirmando que o país vizinho "lhe envia mensagens de guerra".

- Centenas de pessoas ficam feridas em atentados no Afeganistão
Pelo menos 35 pessoas morreram e mais de 250 ficaram feridas em quatro atentados a bomba que atingiram a capital do Afeganistão nesta sexta-feira (07/08). A série de ataques começou com a explosão de um carro-bomba na região central de Cabul, ainda de madrugada.

A explosão, descrita por testemunhas como uma das maiores já acontecidas na capital, abriu uma cratera no chão. Mais de 240 pessoas ficaram feridas e 15 morreram no atentado.

O segundo ataque ocorreu na escola de polícia. Segundo autoridades, o suicida chegou ao local vestindo um uniforme da polícia. Ao se aproximar de um grupo de cadetes, que estava do lado de fora do prédio, ele detonou os explosivos que carregava no colete, matando 20 pessoas e ferindo outras 25.

O chefe do Departamento de Emergência do Ministério do Interior, Homayoon Aini, disse que uma equipe está investigando os detalhes do atentado e alertou que o número de vítimas pode aumentar. O movimento fundamentalista Talibã assumiu a autoria do ataque.

Mais tarde, duas bombas explodiram perto de uma região onde estão localizadas as bases da coalizão e prédios do governo afegão. Tiros foram ouvidos após a explosão. O número de vítimas desses ataques não foi divulgado.

Os atentados desta sexta-feira foram os maiores na capital afegã, desde a confirmação da morte de mulá Omar, o líder do Talibã, no fim de julho.


- Talibã mata dezenas em atentado suicida no norte do Afeganistão
Depois da sexta-feira sangrenta na capital Cabul, os fundamentalistas do movimento Talibã prosseguem com sua campanha de terror em outras regiões do Afeganistão.

Na noite deste sábado (08/08) um atentado suicida deixou 29 mortos e 19 feridos no distrito de Khanabad, pertencente à província de Kunduz, no norte. O Talibã reivindicou o ato terrorista.

Sobre a identidade das vítimas, porém, ainda circulam versões conflitantes. As autoridades locais afirmam que o autor teria visado as forças de segurança, e que entre os militares mortos estariam quatro comandantes. Segundo outra versão, 25 dos mortos seriam integrantes de milícias anti-talibã, os demais quatro, civis. Uma terceira, ainda, afirma tratar-se exclusivamente de civis.

As tropas da Bundeswehr (Forças Armadas alemãs) estiveram estacionadas em Kunduz até 2013, quando entregaram suas bases às forças de segurança afegãs.


- Explosão de carro-bomba deixa cinco mortos perto de aeroporto de Cabul

Um carro-bomba explodiu perto da entrada do aeroporto de Cabul nesta segunda-feira, deixando ao menos cinco pessoas mortas e outras 16 feridas, dias após uma série de ataques suicidas na capital afegã matarem dezenas de civis e ferirem centenas. Depois do atentado, o presidente afegão, Ashraf Ghani, instou o Paquistão a conter os militantes, afirmando que o país vizinho "lhe envia mensagens de guerra".

"Os últimos dias têm mostrado que os campos de treinamento de kamikazes e as fábricas de bombas que estão matando o nosso povo estão tão ativas quanto antes no Paquistão. Esperávamos paz, mas o que recebemos são mensagens de guerra do Paquistão", disse Ghani em uma entrevista coletiva, fazendo uma advertência direta ao primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif. "Se continuarem matando o nosso povo, nossa relação com o Paquistão perderá sentido".

O Paquistão apoiou nos anos 90 os insurgentes talibãs, e muitos afegãos acusam o país de apoiar militantes em seu território na esperança de manter sua influência no Afeganistão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...