quarta-feira, 1 de julho de 2015

RÚSSIA E CHINA SE APROXIMAM DA GRÉCIA! EUA E EURO EM ALERTA!

A crise da dívida da Grécia pode levar a complicações geopolíticas entre os EUA e Euro com a Rússia e a China que procuram conquistar o país estrategicamente posicionado, que potencialmente perturbaria o equilíbrio da região

Os EUA tem pressionado a União Européia ao longo dos últimos meses para fazer o progresso nas negociações com a Grécia. O presidente Barack Obama e a chanceler alemã Angela Merkel falaram por telefone domingo, concordando que manter a Grécia na zona do euro é de fundamental importância. Ambos os países temem que um calote grego teria não só um golpe para a economia global, mas também tenha implicações de segurança.

Grécia tem desempenhado um papel estratégico desde a Guerra Fria. OTAN, da qual a Grécia é um membro, montou instalações militares na ilha de Creta e lançou jatos de combate a partir daí, durante uma campanha de bombardeio de 2011 contra o governo de Muamar Kadafi na Líbia. À luz da anexação da Rússia do antigo território ucraniano da Criméia, que se estende para o Mar Negro, e as suas intervenções militares na Ucrânia, a vizinha Grécia tem crescido de importância.

Os EUA e a Europa estão cada vez mais soando o alarme sobre as ações da Rússia. O presidente russo, Vladimir Putin convidou o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras à Rússia em abril e junho. Rússia, que sofre com as sanções americanas e europeias devido o conflito Ucrânia, tem pouco dinheiro de sobra para apoiar a Grécia diretamente. Em vez disto, está convidando Atenas a se envolver no planejado gasoduto turco que levará gás natural para a Europa através da Turquia.

Insinuação de Moscou para Atenas são parte de uma estratégia destinada a avançar para o Mar Mediterrâneo. A Rússia assinou um acordo com Chipre em fevereiro em que os navios russos irão utilizar as instalações portuárias da ilha em troca de apoio financeiro. Além disso, realizou exercícios militares conjuntos com o Egito em junho.

A China também atribui importância à localização estratégica da Grécia. China Ocean Shipping, a maior companhia de navegação marítima estatal da China, detém os direitos para operar um terminal de contêineres no Pireu, o maior porto da Grécia, e está considerando comprar o próprio porto. Navios de guerra chineses atracaram no Pireu, em fevereiro. Planos de Pequim para a construção de uma rota terrestre e marítima de seda. Estradas modernas que ligam a China e a Europa envolvem a Grécia e seus arredores.

Numa reunião entre  UE e China, em Bruxelas, na segunda-feira, o premiê chinês Li Keqiang disse que seu país espera desempenhar um papel construtivo em ajudar a zona do euro e a Grécia a superar a crise atual. Isto sugere que Pequim está pronto para usar sua riqueza para reforçar a sua influência na Grécia se essa nação acaba em uma situação econômica difícil.

China e Rússia, realizaram exercícios militares conjuntas no Mediterrâneo pela primeira vez em maio. Moscou tem sondado o governo Tsipras "sobre entrar para o novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como o Banco BRICS, que conta com a Rússia e a China entre os seus membros-chave. Os cinco países BRICS, também incluindo o Brasil, a Índia e a África do Sul, vai realizar uma reunião de cúpula em julho na cidade sulista russa de Ufa. Moscou e Pequim, que se deram as mãos na oposição para os EUA e Europa, poderiam trabalhar juntos na questão Grécia também.

FONTE:
http://asia.nikkei.com/Politics-Economy/International-Relations/Russia-China-cozying-up-to-Greece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...