domingo, 22 de março de 2015

FARC AMEAÇA ACABAR COM TRÉGUA NA COLÔMBIA!

Líderes Marxistas dos guerrilheiros das FARC da Colômbia ameaçaram na última quinta-feira acabar com uma trégua unilateral que está em vigor desde dezembro, a menos que o governo do presidente Juan Manuel Santos cancelem ataques militares contra posições rebeldes.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram sua trégua na época do Natal, e Santos respondeu em 10 de março, ao anunciar que as forças armadas da Colômbia iriam suspender os bombardeios aéreos durante um mês, dizendo que o adiamento pode ser prorrogado se as FARC continuarem seu cessar-fogo.

Mas as FARC reclamaram que o exército colombiano estava realizando outras manobras ofensivas. Um dia antes de Santos anunciar a suspensão bombardeio aéreo, o exército colombiano disse que tinha matado o antigo comandante das Farc, Jose David Suarez, líder de uma frente rebelde perto da fronteira com o Panamá.

O governo Santos e as FARC se reuniram em Cuba por quase dois anos e buscaram meios para tentar acabar com a guerra mais longa da América Latina, que já matou cerca de 220.000 pessoas e deslocou milhões desde 1964.

Os combates continuaram durante as negociações, e bombardeios contra a selva e nas montanhas remotas, esconderijos das FARC, têm permitido ao governo matar vários altos dirigentes rebeldes nos últimos anos.

Os negociadores chegaram a ofertas parciais sobre a reforma agrária, fim do comércio ilegal de drogas e a participação de ex-rebeldes na política. Eles agora estão discutindo reparações às vítimas e desmobilização de rebeldes.

Em um acordo paralelo, os dois lados também anunciaram um esforço conjunto para iniciar a remoção de minas terrestres em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...