segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

BOKO HARAM ATACA CAMARÕES E AMEAÇA NÍGER! NIGÉRIA RECUPERA DUAS CIDADES DO GRUPO TERRORISTA!

Boko Haram em guerra extrema contra Camarões, Nigéria, Níger e Chade. Em ataque mal sucedido no Camarões, 86 terroristas e 5 soldados camaroneses foram mortos. O grupo terrorista ameaçou atacar Níger e a Nigéria recupera 2 cidades que eram controladas pelos terroristas

O EXÉRCITO CAMARONÊS MATA 86 JIHADISTAS BOKO HARAM
- Cinco soldados camaroneses foram mortos na segunda-feira no norte de Camarões em uma série de confrontos com o grupo terrorista.
- Mais de 1.000 "pessoas supostamente ligadas ao grupo islâmico nigeriano Boko Haram se encontram detidos na prisão em Maroua.
Cinco soldados camaroneses foram mortos na segunda-feira no norte de Camarões em "uma série de confrontos" com o grupo islâmico nigeriano Boko Haram, que mataram 86 combatentes, disse o Exército camaronês.

"Houve uma série de confrontos" na segunda-feira perto de Waza (norte) entre combatentes do Boko Haram e soldados camaroneses, disse o coronel Didier Badjeck, responsável pela comunicação do Ministério da Defesa.

O balanço oficial é de "5 mortos" entre os militares e "86 atacantes mortos."

"Mais de 1.000" pessoas supostamente ligadas ao grupo islâmico nigeriano Boko Haram se encontram detidos na prisão em Maroua, bastião da região do norte dos Camarões, por sua vez informou um alto funcionário militar.


TROPAS DA NIGÉRIA RECUPERAM DUAS CIDADES DO CONTROLE DO BOKO HARAM
Soldados nigerianos, com a cobertura de ataques aéreos, conseguiram recapturar duas cidades das mãos do Boko Haram nesta segunda-feira, ao mesmo tempo em que tropas dos Estados Unidos e de países vizinhos deram início a exercícios de guerra no vizinho Chade, como parte de uma crescente campanha internacional para combater o grupo islamita.

No entanto, os guerrilheiros do Boko Haram, que já mataram e sequestraram milhares de pessoas durante seis anos de insurgência no país mais populoso da África, conseguiram atacar um campo militar perto de Waza, no norte de Camarões, ferindo vários soldados.

“Os feridos estão sendo retirados. Os insurgentes foram impedidos”, disse um militar camaronês a repórteres em Maroua, cidade logo ao sul da inquieta região do Lago Chade, onde Nigéria, Níger, Chade e Camarões dividem fronteiras.

Após serem alvejados, os soldados de Camarões, onde 100 pessoas foram massacradas em um ataque do Boko Haram na região de fronteira há duas semanas, reagiram matando vários guerrilheiros e capturando um veículo blindado para transporte de tropas, disse o oficial.

Tropas apoiadas por aeronaves conseguiram recapturar a cidade de Monguno, no nordeste da Nigéria e às margens do Lago Chade, disseram os militares em comunicado. Monguno havia sido capturada pelo Boko Haram em uma ofensiva no mês passado, quando Maiduguri, a capital regional, também foi atacada.

“A operação em ar e terra continua com avanços agressivos em direção a outras comunidades escolhidas e localizações que devem ser limpas na ofensiva em andamento contra os terroristas”, disse o porta-voz da Defesa, o major-general Chris Olukolade.

O Exército também capturou a cidade próxima de Marte, disse o comunicado.


BOKO HARAM FAZ NOVA AMEAÇA AO NÍGER
O grupo terrorista nigeriano Boko Haram fez nova ameaça ao vizinho Níger após o governo do país prometer enviar tropas para ajudar no combate aos extremistas islâmicos. Em tradução publicada pelo grupo de inteligência SITE, o Boko Haram afirmou que seus combatentes estão preparados para lançar ataques suicidas no Níger.

Nos últimos dez dias, militantes do Boko Haram lançaram atentados na cidade de Diffa, no sudeste do Níger, mas não houve registro de ataques na capital do país, Niamey.

A nova ameaça vem num momento em que autoridades do Níger e de outros países vizinhos se reúnem em Camarões para discutir uma ofensiva militar conjunta contra o Boko Haram.

Há cinco anos, o Boko Haram combate forças do governo nigeriano. Mais recentemente, porém, o grupo passou a ampliar sua atuação em países como Camarões, Nigéria e Chade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...