quarta-feira, 3 de setembro de 2014

NOVA GUERRA FRIA: OTAN EM JOGOS DE GUERRA NA UCRÂNIA

Ex-presidente da Polônia alerta para guerra nuclear. Jogos de guerra da OTAN se iniciam nos próximos dias com 1000 soldados e 4 navios de guerra. Ucrânia quer se tornar parceiro especial da OTAN e Obama diz que os estados bálticos nunca perderão suas independências com a OTAN!

Ajuda militar de europeus a Ucrânia pode levar ao topo da guerra nuclear entre Rússia e países da Otan, disse o ex-presidente polonês Lech Walesa. "A UE está ciente de que a Rússia tem armas nucleares e a OTAN" - Disse o Prêmio Nobel da Paz nesta terça-feira, 2 de setembro, em um discurso em um fórum econômico no sul da Polônia.

Posição da UE é contida para uma possível assistência militar para a Ucrânia, de acordo com Walesa. Os europeus não querem interferir no conflito "por causa da ameaça de sua nova escalada", a agência AFP citou.

Os EUA e seus aliados estão se preparando para encenar um exercício militar no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia, em meados de setembro. O exercício conjunto vai envolver mais de 1.000 tropas dos EUA e da Europa, bem como da Ucrânia.

Inicialmente prevista para meados de julho, o exercício - de codinome 'Rapid Trident' - foi interrompido devido a uma significativa escalada no conflito entre Kiev e as regiões do sudeste da Ucrânia. Agora, como os combates entre os dois lados continuam, o Comando Europeu do Exército dos EUA (EUCOM) planeja ir em frente e organizar o exercício em setembro 16-26. 

O exercício anual terá lugar no centro de treinamento Yavoriv na cidade de Lvov, perto da fronteira da Ucrânia com a Polônia. Cerca de 200 militares norte-americanos estarão envolvidos na perfuração, bem como 1.100 outros da Ucrânia, o Azerbaijão, a Grã-Bretanha, Canadá, Georgia, Alemanha, Letônia, Lituânia, Moldávia, Noruega, Polônia, Romênia e Espanha. 

Além de encenar exercícios da Força Aérea, os Estados Unidos está movendo tanques e 600 soldados para a Polônia e os Estados Bálticos da Estônia, Letônia, e Lituânia para manobras conjuntas, em outubro, relatórios Reuters.

Quatro navios de guerra da OTAN estão previstos entrarem para o Mar Negro nos próximos dias à frente de um exercício marítimo internacional a incluir a Ucrânia, de acordo com relatórios de imprensa e informações da Marinha dos EUA.

Destróier de mísseis guiados USS Ross (DDG-71) foi marcada para o trânsito do Estreito de Bósforo hoje - anunciou a 6ª frota -, bem como a fragata francesa Comandante Birot (F796).

A fragata da Marinha canadense Classe Halifax HMCS Toronto (FFH-333) e a fragata espanhola Almirante Juan de Borbón (F-102) devem entrar no Mar Negro em 07 de setembro, de acordo com um relatório de quarta-feira da agência de notícias russa Itar-Tass .

Os navios estão programados para suportar a mais recente iteração do exercício Sea Breeze, que terá início em 08 de setembro e decorre até 10 de setembro, o porta-voz do Pentágono, o coronel Steve Warren disse a jornalistas na quarta-feira.

O exercício vai se concentrar em habilidades básicas navais, incluindo operações de interdição marítima, proteção de força, de navegação e de ajuda humanitária e de missões de desastres (HADR), um funcionário da Defesa disse a USNI News.

O Gabinete de Ministros da Ucrânia está esperando para receber o status de parceiro especial e se tornar um importante aliado da OTAN, antes do final deste ano.

Este objetivo é afirmado no Gabinete do plano de Ministros de ação intitulado "reconstrução do país", na seção "Superando a agressão russa", que foi publicado no site do governo ucraniano na quarta-feira.

O governo ucraniano também está esperando para receber a assistência técnico-militar do G7, a União Europeia e OTAN antes do final deste ano.

O plano prevê também a conclusão no prazo de seis meses do projeto Wall: "a construção e desenvolvimento de uma fronteira reforçada confiável entre a Ucrânia e a Rússia."

O presidente Barack Obama condenou a intervenção da Rússia na Ucrânia, nesta quarta-feira, como uma "agressão descarada" na integridade do país, e garantiu a outras três ex-repúblicas soviéticas que a OTAN os defenderão contra qualquer agressão por Moscou.

Obama disse que a Estônia, Lituânia e Letônia tinham perdido a sua independência perante a Moscou, mas que "com a OTAN, vocês nunca vão perdê-los novamente."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...