segunda-feira, 1 de setembro de 2014

LÍBIA - MILÍCIAS CONTROLAM A CAPITAL, PETRÓLEO É AMEAÇADO!

Tensão na Líbia: Governo perde o controle em boa parte do país. Petróleo sofre ameaça!

O governo em fim de mandato da Líbia, exilado no leste do país, reconheceu nesta segunda-feira que já não controla os ministérios e os serviços do Estado em Trípoli, destacando a deriva deste país nas mãos das milícias armadas e incapaz de finalizar o processo de transição política.

"As sedes dos ministérios e dos serviços do Estado em Trípoli estão ocupadas por milicianos armados (em sua maioria islamitas) que impedem o acesso dos funcionários e ameaçam seus líderes", ressaltou em um comunicado o executivo em fim de mandato.

O governo, que apresentou sua renúncia na quinta-feira, disse que estava em contato com as autoridades para tentar "garantir de longe a continuidade destes serviços".

As milícias armadas impõem sua lei na Líbia, afundada no caos, diante de autoridades que não conseguem restaurar a ordem desde a queda do regime de Muanmar Kadhafi, em 2011, após oito meses de rebelião armada apoiada pelos países ocidentais.

Grupos armados invadiram prédios de vários ministérios na Líbia nesta segunda-feira na capital Trípoli, em mais uma demonstração da incapacidade do governo de conter a ação de milícias radicais islâmicas. "Anunciamos que a maioria dos ministérios, instituições e órgãos públicos na capital estão fora de controle", admitiu o governo, em comunicado. Um vídeo publicado domingo na internet mostrou extremistas armados aproveitando a piscina de um anexo da representação americana em Trípoli. O governo dos Estados Unidos afirmou que o prédio estava abandonado e que a sede não foi invadida. Toda a equipe americana foi retirada do país em julho. Em Bengasi, novos confrontos entre grupos rivais pelo controle do aeroporto de Bengasi deixaram treze mortos e mais de quarenta feridos nesta segunda.

Especialistas disseram que os ataques ao governo ainda não afetaram a produção de petróleo da Líbia, mas alertaram para os problemas que o país pode enfrentar se o Banco Central, que fica em Trípoli, assim como a estatal petrolífera, for dominado por facções armadas.

FONTE: EURONEWS - Líbia: Milícia ocupa edifício contíguo à embaixada dos EUA
Na Líbia, elementos de uma milícia tomaram conta de um edifício residencial junto à embaixada dos Estados Unidos, na capital do país.

A 26 de julho, os diplomatas norte-americanos deixaram, sob escolta, a Líbia, abrigando-se na Tunísia.

As operações na embaixada norte-americana foram suspensas e todo o material considerado sensível foi destruído ou transferido para lugares seguros antes da evacuação.

O preço do petróleo Brent operava em queda nesta segunda-feira com o vacilo do crescimento da indústria na Europa e na China, em um momento de amplo abastecimento, embora o risco de contratempos de produção permaneça elevado na Líbia, onde o governo perdeu o controle da maior parte da capital.

Um comentário:

  1. Caos total no oriente médio. Assim fica mais fácil os sionistas dominarem a região.

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...