quinta-feira, 4 de setembro de 2014

COMO SOBREVIVER A UM ATAQUE NUCLEAR

Reportagem dividida em 2 partes com as preparações e sobrevivência de um ataque nuclear.

A Guerra Fria acabou há mais de duas décadas e muitas pessoas nunca viveram sob a sombra de uma aniquilação nuclear. Ainda assim, um ataque nuclear é uma ameaça muito real. A política global está longe de ser estável e a natureza humana não mudou nada desde as últimas duas décadas. "O som mais persistente que reverbera através da história da humanidade é o bater dos tambores de guerra". Com a existência de armas nucleares, sempre há o perigo de elas serem usadas. É possível sobreviver a uma guerra nuclear? Apenas teorias existem, algumas dizem sim, outras dizem não. Para alguns, especialmente nos grandes centros populacionais, pode parecer um esforço inútil. Se existirem sobreviventes, serão aqueles que estão mental e logisticamente preparados para tal evento. O que você deve fazer? Onde você deve se abrigar? Eis como se preparar.

Método 1 de 2: Preparando-se com antecedência:


1 - Faça um plano. Se um ataque nuclear acontecer, não será seguro se aventurar por aí afora atrás de comida - você deve se manter abrigado por pelo menos 48 horas, preferivelmente mais. Ter alimentos e suprimentos médicos à mão pode acalmar sua mente e permitirá que você se concentre em outros aspectos da sobrevivência.

2 - Estoque alimentos não-perecíveis. Tais alimentos podem durar anos, quer seja estocados ou sustentando você depois de um ataque. Escolha itens que contenham muito carboidrato, para que você tenha mais energia para seu corpo, e os armazene em um local fresco e seco:

  • Arroz branco
  • Trigo
  • Feijões
  • Açúcar
  • Aveia
  • Macarrão
  • Leite em pó
  • Frutas e vegetais secos
  • Construa lentamente seu estoque. Sempre que você for ao supermercado, pegue um ou mais itens para seu estoque de comida. Eventualmente, você deve ter construído um estoque que dure meses.
  • Certifique-se de ter um abridor de latas para itens enlatados.

3 - Armazene água. Considere manter um suprimento de água em recipientes plásticos. Limpe os recipientes com uma solução alvejante, depois os encha com água filtrada e destilada.
Tente ter 4,5 litros por pessoa por dia.
Para purificar água caso haja um ataque, mantenha água sanitária e iodeto de potássio por perto.

4 - Consiga suprimentos para comunicação. Poder se manter informado, bem como alertar os outros de sua posição, pode ser valioso para sua vida. Eis do que você pode precisar:

  • Um rádio: Tente encontrar um que seja movido à energia solar ou à manivela. Se você tiver que usar um modelo à pilha, certifique-se de ter à mão pilhas extras.
  • Um apito: Você pode usar isso para pedir ajuda.
  • Seu celular: O serviço de telefonia celular pode ou não ser mantido, mas você irá querer estar pronto para isso. Se puder, encontre um carregador solar para o seu modelo.

5 - Estoque suprimentos médicos. Ter alguns itens médicos disponíveis pode fazer a diferença entre viver e morrer se você for machucado em um ataque. Você precisará:

  • Um kit básico de primeiros socorros: Você pode comprar estes kits prontos, ou fazer o seu mesmo. Você precisa de gazes esterilizadas e curativos, pomada antibiótica, luvas de látex, tesoura, pinças, um termômetro e um cobertor.[1]
  • Um livreto de instrução de primeiros socorros: Compre um desses, ou monte seus próprios materiais impressos da internet. Você deve saber como fazer curativos em feridas, administrar RCP, tratar choque e queimaduras.
  • Medicamentos de prescrição médica e suprimentos: Se você toma um medicamento específico todos os dias, tente se assegurar de guardar um pequeno suprimento de emergência.

6 - Consiga outros itens diversos. Conclua seu kit de emergência com o seguinte:

  • Uma lanterna e pilhas
  • Máscara de proteção contra pó
  • Papel filme e fita adesiva
  • Sacos de lixo, lacres de plástico e lenços umedecidos para limpeza pessoal
  • Uma chave inglesa e alicate, para desligar coisas como o gás e a água

7 - Fique de olho nas notícias. Um ataque nuclear provavelmente não virá sem aviso da nação inimiga. Tal ataque seria precedido por uma deteriorante situação política. Uma guerra com armas comuns entre as nações que possuem armas nucleares, se não concluída depressa, pode se intensificar e tornar-se uma guerra nuclear; e até mesmo ataques nucleares em uma região pode se transformar em uma guerra nuclear mundial.

Muitos países têm um sistema de classificação para indicar a iminência de um ataque. Nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo, pode ser útil saber o nível de DEFCON (DEFesa CONdição).

8 - Avalie seu risco e considere sair da cidade se um ataque nuclear parece provável. Se sair da cidade não for uma opção, então isso deve pelo menos afetar o tipo de abrigo que você irá construir para si mesmo. Saiba a sua proximidade em relação aos próximos alvos e planeje de acordo:

  • Os campos de aviação e as bases navais, especialmente aquelas conhecidas por abrigar bombardeiros nucleares, submarinos nucleares lançadores de mísseis balísticos, ou silos com Mísseis Balísticos Intercontinentais (ICBM). Estes locais são certos de serem atacados mesmo em uma pequena guerra nuclear.
  • Portos comerciais e pistas com mais de 3Km de comprimento. Estes provavelmente serão atacados até mesmo em uma pequena guerra nuclear e com certeza serão atacados em uma grande guerra nuclear.
  • Centros do governo. Estes provavelmente serão atacados até mesmo em uma pequena guerra nuclear e com certeza serão atacados em uma grande guerra nuclear.
  • Grandes cidades industriais e grandes centros populacionais. Estes provavelmente serão atacados no caso de haver uma grande guerra nuclear.

9 - Aprenda a diferença entre as armas nucleares.:

  • Fissão (Bombas-A) são a arma nuclear mais básica e são incorporadas em outras classes de armamentos. Esta bomba é feita à partir da divisão de um núcleo pesado (plutônio e urânio) com nêutrons; pois a divisão de átomos do urânio e do plutônio libera grandes quantidades de energia - e mais nêutrons. Os nêutrons perigosos causam uma reação nuclear em cadeia extremamente rápida. As bombas de fissão foram os únicos tipos de bombas nucleares usadas na guerra até agora.
  • Fusão (Bombas-H), usando o incrível calor de uma "vela de ignição" de uma bomba de fissão, comprime e aquece o deutério e o trítio (isótopos do hidrogênio, que se fundem, liberando uma imensa quantidade de energia). As armas de fissão também são conhecidas como armas termonucleares, já que é necessário altas temperaturas para fundir o deutério e o trítio; tais armas são geralmente muitas vezes mais poderosas do que as bombas que destruíram Nagasaki e Hiroshima.

6 comentários:

  1. Quem vive na roça tem mais chance de sobreviver, as cidades grandes serão as primeiras a serem atacadas!!

    ResponderExcluir
  2. Agora acabou as noticias sobre a guerra, a galera adora sensacionalismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe amigo, hoje não tive muito tempo, mas prometo fazer um post nesta madrugada.

      Abraços!

      Excluir
  3. Desculpe Yusuke, nao interprete errado. Vc faz um bom trabalho aqui nos informando.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço os elogios amigo! Mas aceito críticas tbm, se tiver, hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. uma coisa q não foi dita.. onde nos abrigar?... não temos bunker... então oq aconselha?

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...