domingo, 10 de agosto de 2014

GUERRA DO IRAQUE: AGITAÇÕES POLÍTICAS EM BAGDÁ

Iraque cada vez sem destino. Além da maior guerra civil de todos os tempos, o país enfrenta nova crise política.

23:53 - Tensão política nesta noite em Bagdá. Primeiro-Ministro Maliki acusa o presidente Massoum de violar a constituição. Relatos de que Maliki emitiu ordens aos aeroportos para que nenhum político deixe o Iraque.
FONTE: DIÁRIO WEB - EUA declaram apoio total ao presidente do Iraque
O Departamento de Estado norte-americano declarou que os Estados Unidos "apoiam plenamente" o novo presidente do Iraque, Fouad Massoum, poucas horas depois de o primeiro-ministro do país, Nouri al-Maliki, acusá-lo de violar a constituição.

A porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, disse ainda que os EUA rejeitam quaisquer esforços de coerção ou manipulação no processo de escolha do novo premiê iraquiano.

Al-Maliki, cuja coalizão ganhou a maioria dos assentos nas eleições de abril, está acusando o novo presidente de negligência para nomear um primeiro-ministro do maior bloco parlamentar do país até o prazo deste domingo. Ele disse que o presidente violou a constituição "pelo bem de objetivos políticos".

O premiê fez essa polêmica declaração em um discurso surpresa na noite de domingo, lançando o governo a uma crise política, no momento em que este enfrenta o avanço de militantes do grupo Estado Islâmico (anteriormente chamado de Estado Islâmico do Iraque e do Levante, EIIL).

Psaki declarou também que os EUA apoiam o processo para escolha de um primeiro-ministro "através da construção de um consenso nacional"

 A Itália está avaliando adotar ações militares para combater o avanço do grupo jihadista Estado Islâmico (também conhecido como Isis) no Iraque. Segundo a ministra das Relações Exteriores Federica Mogherini, o governo estuda uma série de iniciativas que não envolveriam apenas a chancelaria, mas também a pasta de Defesa.

"São medidas que estamos avaliando em conjunto com o Ministério da Defesa e o presidente do Conselho dos Ministros [Matteo Renzi]. Eu falei por telefone com o presidente curdo [Massoud] Barzani, e ele me mostrou a necessidade de ter uma cooperação não apenas na área civil", explicou Mogherini, em entrevista ao canal "Rainews24", sem especificar que tipo de ações seriam essas.

FONTE: VEJA - Jihadistas executam 500 no norte do Iraque. E enterram outros vivos
O grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) matou pelo menos 500 membros da minoria yazidi no Iraque em sua ofensiva contra o norte do país, informou neste domingo à agência Reuters o ministro iraquiano de Direitos Humanos, Mohammed Shia al-Sudan. Segundo ele, os terroristas sunitas também enterraram vivas algumas de suas vítimas, incluindo mulheres e crianças. Cerca de 300 mulheres foram sequestradas como escravas, completou ele.

Os militantes extremistas do EIIL consideram todos os não muçulmanos e islâmicos xiitas infiéis, e em muitas cidades capturadas o grupo impôs regra severa: converter-se, pagar por proteção, fugir ou morrer. O surpreendente avanço dos jihadistas sunitas, a partir de junho, criou a maior onda de instabilidade no país desde a retirada das tropas estrangeiras do território, em 2011. Em pouco tempo, os terroristas capturaram a segunda maior cidade do país, Mosul, e outros locais importantes, como o município de Tikrit e a região de Ambar, no oeste iraquiano.

Os curdos retomaram neste domingo duas cidades dos militantes sunitas que tinham dominado regiões ao norte do Iraque, disse um militar sênior curdo.

De acordo com o general Shirko Fatih, os militares curdos conseguiram expulsar dos vilarejos Makhmour e al-Gweir os militantes do grupo do Estado Islâmico.

Os Estados Unidos anunciaram uma quarta rodada de bombardeios aéreos contra os militantes. Durante uma visita a Bagdá, o ministro do Exterior da França disse que Paris vai enviar "muitas toneladas" de ajuda para centenas de milhares de pessoas desalojadas e pediu aos líderes em Bagdá que se unam contra militantes sunitas.

FONTE: TERRA - Homem-bomba mata 10 combatentes curdos no Iraque
Um  homem-bomba matou 10 combatentes curdos e deixou 80 feridos em uma cidade a nordeste de Bagdá neste domingo, disseram fontes médicas.

O ataque ocorreu durante confrontos na cidade de Jalawla entre forças curdas e militantes do Estado Islâmico, que estão realizando uma ofensiva no norte do país que mobilizou o governo de Bagdá e seus aliados ocidentais.

FONTE: BBC - Em busca da estratégia de Obama no Iraque
O presidente americano Barack Obama disse que os Estados Unidos têm um interesse estratégico em não permitir que os militantes islâmicos do grupo autodenominado Estado Islâmico (EI) - grupo anteriormente conhecido como Isis - estabeleçam um califado no Iraque e na Síria.

No entanto, até agora, ele só definiu a intervenção americana no norte do Iraque - tanto militar quanto humanitária - em termos limitados.

A relutância de Obama em relançar uma ação militar no Iraque é compreensível por uma série de razões, mas, para alguns de seus críticos, é uma mensagem confusa que ressalta a falta de uma estratégia.
O presidente, por sua vez, afirma que tem um plano de longo prazo.

A Casa Branca calculou suas ações estritamente para proteger as vidas de cidadãos americanos e as de milhares de yazidis e outras minorias iraquianas que fugiram após os avanços recentes dos militantes do EI.
E, apesar do aumento no número de ataques aéreos americanos, isso ainda não parece um esforço total de destruir as capacidades militares do grupo.

Os Estados Unidos promoveram novos ataques aéreos a alvos do Estado Islâmico próximos a Arbil, a capital da região curda semiautônoma do Iraque, afirmou o comando central militar norte-americano neste domingo. 

Os ataques, promovidos por drones e caças dos Estados Unidos, tiveram como objetivo proteger as forças Peshmerga curdas que enfrentam militantes islâmicos perto de Arbil, local que abriga um consulado dos EUA e um centro de operações conjuntas entre Estados Unidos e Iraque, afirmou o comando central em comunicado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...