terça-feira, 15 de julho de 2014

RÚSSIA ESTUDA ATAQUES LIMITADOS Á UCRÂNIA!

Rússia estuda ataques limitados na Ucrânia
Ucrânia teme invasão russa e exige novas sanções europeias
Queda de avião pode indicar escalada russa no leste da Ucrânia
Rússia mobiliza novas tropas próximo à Ucrânia, diz Otan

A Rússia está estudando a possibilidade de executar "ataques limitados" na Ucrânia, após a queda de um obus em uma cidade russa na fronteira entre os dois países que provocou uma morte, informa o jornal "Kommersant", que cita uma fonte ligada ao Kremlin.

"Nossa paciência tem limites", disse a fonte ao jornal.

"Não seria uma ação em grande escala, e sim ataques limitados e pontuais contra as posições a partir das quais acontecem os disparos contra o território russo", completou.

De acordo com a fonte, a Rússia "sabe exatamente de onde procedem os tiros".

No domingo (13), um obus lançado do território ucraniano atingiu uma cidade russa na fronteira e deixou um morto e dois feridos. A Rússia denunciou "mais um ato de agressão" e advertiu o governo da Ucrânia sobre possíveis "consequências irreversíveis'.

SANSÕES:

Kiev pediu nesta terça-feira (15) novas sanções europeias contra a Rússia, acusada de apoiar os separatistas em meio a um forte agravamento das tensões no leste rebelde e novos temores de uma invasão russa.

"O agravamento da situação em Donbass e as várias evidências do envolvimento da Rússia nas ações dos combatentes, dão mais e mais motivos para passar para a 'fase 3' das sanções contra a agressão russa", declarou um porta-voz da diplomacia ucraniana, Vasyl Zvarytch, durante uma coletiva de imprensa.

A questão ucraniana será discutida pelo Conselho Europeu que se reúne quarta-feira em Bruxelas.

Em preparação para esta reunião, o chefe da diplomacia polonesa, Radoslaw Sikorski, cujo país defende a Ucrânia junto a UE, era esperado nesta terça-feira em Kiev para se reunir com o presidente Petro Poroshenko e o primeiro-ministro Arseni Iatsenyuk.

QUEDA DE AVIÃO UCRANIANO POR MÍSSIL RUSSO

Um avião de transporte militar da Ucrânia foi abatido no leste do país, em meio a combates com rebeldes separatistas pró-russos, segundo autoridades ucranianas.

Eles dizem que o avião An-26 foi atingido a uma altitude de 6500 metros. O avião foi alvo de "um poderoso míssil" que "provavelmente foi atirado" da Rússia. A tripulação sobreviveu, apontam os relatos.

O analista da BBC News David Stern disse que a acusação de que as forças russas abateram um avião ucraniano pode representar uma reviravolta no conflito. Se a Rússia tiver atingido o avião ucraniano do seu território, trata-se de um ataque de ordem maior.

Ele avalia que, para os ucranianos, não responder levantaria a suspeita de que sua acusação é falsa - ou demonstraria que a força militar da Ucrânia é impotente.

“Mas o que pode fazer Ucrânia - declarar guerra à Rússia?”, questiona David Stern “O ônus da prova está com o governo ucraniano. No entanto, se eles mostrarem de forma convincente que os russos derrubaram o avião, eles também exigirão uma resposta dos aliados ocidentais da Ucrânia”, disse.

Se as autoridades ocidentais não fizerem nada, depois de terem prometido reagir a ataques russos, seriam visto como traidores.

RÚSSIA MOBILIZA TROPAS NA FRONTEIRA

A Otan denunciou nesta segunda-feira que a Rússia voltou a mobilizar dezenas de milhares de tropas desde meados de junho na fronteira com a Ucrânia.

"Este não é um passo no bom caminho", indicou um funcionário da Aliança Atlântica, afirmando que a organização obteve evidências de que a Rússia mobilizou entre 10.000 e 12.000 soldados na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...