domingo, 20 de julho de 2014

Egito decreta Estado de Emergência após atentado!

Ao menos 21 soldados morreram. Estado de Emergência decretada na fronteira com Sudão.

Egito decreta três dias de luto pela morte de 21 soldados em ataque

O presidente do Egito, o general Abdel Fatah al-Sisi, decretou três dias de luto pela morte de 21 soldados num ataque atribuído a "contrabandistas" na zona de Wadi al Yadid, sudoeste do Egito.

Em comunicado, o porta-voz da presidência, Ihab Badaui, anunciou que da tarde de sábado e até terça-feira, são decretados dias de "luto público para chorar os mártires da pátria".

O primeiro-ministro, Ibrahim Mehleb, denunciou um ataque "brutal e terrorista" - que também feriu outros quatro soldados - e assegurou que o Egito tem capacidade para construir uma "nação forte".

Os atacantes terão emboscado os soldados com lança-granadas e metralhadoras numa estrada no deserto, cerca de 630 quilómetros a oeste do Cairo.

A agência noticiosa estatal Mena confirmou o ataque, o segundo junto ao mesmo posto em menos de três meses, e referiu que três assaltantes foram mortos nos confrontos.

Estado de emergência

Egito declarou estado de emergência em sua fronteira com o Sudão, poucas horas após o ataque, uma fonte de segurança na Direção de Segurança do Mar Vermelho disse.

Em medidas de proteção, as autoridades colocaram várias equipes de segurança nas principais ruas e becos, e impôs medidas de segurança apertadas em portos e aeroportos da província.

Cerca de 20 traficantes, com ligação à Al-Qaeda, usaram armas e granadas propelidas por foguetes utilizados para realizar o crime, com destaque para um desafio cada vez maior de segurança para as autoridades, que acreditam que os militantes islâmicos têm movido armas em toda a área.

Contrabandistas tribais disseram à Reuters que cobram até US $ 140.000 para mover armas em veículos ao longo das rotas do deserto no Egito, que enfrenta uma insurgência islâmica centralizada na península do Sinai, perto de Israel.

Preocupações manifestadas

O presidente egípcio, Abdel al-Sisi Fattal expressou a preocupação de que os militantes que causaram caos na Líbia estão criando centro de operações ao longo das fronteiras, o que representa uma ameaça para o governo do Cairo.

As autoridades líbias têm dito por muito tempo que eles sabem sobre os problemas de segurança ao longo da fronteira, e que cooperem com as autoridades egípcias.

Poucos dias antes de ser eleito como presidente do Egito, em maio, Abdel Fattah al-Sisi discretamente visitou tribos que vivem ao longo da fronteira com a Líbia.

Mas as autoridades de segurança dizem que militantes baseados ao lado da fronteira da Líbia têm ambições semelhantes aos da ISIS. Eles querem derrubar Sisi e criar um califado islâmico no Egito.

O exército egípcio prendeu um dos assaltantes envolvidos no ataque, e atualmente está questionando ele, um oficial militar superior disse.

A fonte acrescentou que um funeral militar teria lugar amanhã no Aeroporto Militar Almaza, antes de entregar os corpos dos soldados mortos para suas famílias.

Fontes: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4036917
http://english.alarabiya.net/en/News/middle-east/2014/07/19/Gunmen-kill-15-Egyptian-soldiers-west-of-the-country.html


Um comentário:

  1. Am Anderson from Hamburg I was once a victim of herpes hsv2 ,diagnosed of herpes virus in 2012 .but by God grace I was totally cured from herpes by a God sent Dr Moses anabic herbal home he administered his powerful herbs with prescriptions then I gave it a try only but two weeks of taking his powerful herbs I was healed totally.am being generous to any sick patient with any kind of sickness can contact him through his personal email address at Mosesanabic@gmail.com ,you can call or chat him on WhatsApp with +2348100661264

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...