quarta-feira, 18 de junho de 2014

IRAQUE: Primeiro Ministro Maliki estaria se preparando para fugir pro Irã com milhões de dólares!

As notícias indicam que Maliki está preparando sua fuga e caminhões blindados tem transportado milhares de milhões de dólares do Banco Central do Iraque em Bagdá, Zona Verde para a transferência com toda a probabilidade a Teerã.

Muitos meios de comunicação ocidentais nos dias de hoje estão apresentando a guerra civil e uma tremenda violência que tem aumentado no Iraque como um confronto entre as forças do governo de Nuri-al-Maliki, o primeiro-ministro xiita, e o grupo terrorista sunita chamado Estado Islâmico do Iraque e Levante ou #ISIS.

Esta descrição do conflito é demasiado simplista e ignora vários elementos essenciais para uma compreensão adequada da situação. Primeiro, é preciso lembrar que o governo de Maliki é obscenamente corrupto e não é de forma o resultado de eleições justas e democráticas.

Além disso, Maliki pessoalmente concentra imenso poder, monopoliza a defesa e segurança, e comporta-se, em termos práticos como um ditador sem o respeito pelo pluralismo político e religioso e os direitos humanos, o que despertou a sério a maioria da população nas áreas rebeldes que são da fé sunita.

Na verdade, os rebeldes que tomaram algumas das principais cidades, incluindo Mosul, e já controlam uma parte significativa do território iraquiano, consistem principalmente de tribos locais sunitas que estão cansados de abusos e violações de Maliki.

Claro, grupos do ISIS aproveitando a confusão criada, se infiltraram, mas não são de forma os principais atores, nem os líderes do movimento de protesto.

Apesar de o governo iraquiano tentar confundir as potências europeias e os Estados Unidos da verdadeira natureza da revolta, há inúmeras testemunhas no chão que revelam a falsidade da versão oficial dos acontecimentos. As notícias indicam que Maliki está preparando sua fuga e caminhões blindados tem transportado milhares de milhões de dólares do Banco Central do Iraque em Bagdá, Zona Verde para a transferência com toda a probabilidade a Teerã.

O regime podre de Maliki protegido por aiatolás iranianos está chegando ao fim e está deixando para trás um país assolado pela violência e caos. O caminho para sair deste desastre, que mais uma vez destaca o grande erro da invasão por George W. Bush, é a formação de um governo de transição concentrada que é democrático e não-sectária, traz ordem, prepara uma eleição que é supervisionado por neutro observadores e imediatamente põe fim às interferências iranianas. As tentativas de manter Maliki no poder será um novo erro por Washington, e só vai ajudar a prolongar a agonia de um povo esgotado pelo sofrimento e fará com que a solução final ainda mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...