sexta-feira, 14 de junho de 2013

GUERRA DA SÍRIA: EUA PROPÕE ZONA DE EXCLUSÃO AÉREA NA SÍRIA!

Após os rebeldes perderem muitas batalhas, EUA decidem intervir!

WASHINGTON-A proposta militar dos EUA para armar rebeldes sírios apela também para uma zona de exclusão aérea limitada dentro da Síria que seriam aplicadas a partir de território jordaniano para proteger os refugiados sírios e rebeldes que iria treinar lá, de acordo com autoridades norte-americanas.

Questionado pela Casa Branca para desenvolver opções para a Síria, os planejadores militares disseram que a criação de uma área para treinar e equipar as forças rebeldes exigiria manter aeronaves sírio bem longe da fronteira com a Jordânia.

Para isso, os militares prevê a criação de uma zona de exclusão aérea que se estende em até 25 milhas para a Síria que seria aplicado com aeronaves voando a partir de bases jordaniano e voar dentro do reino, segundo autoridades norte-americanas.

A Casa Branca está atualmente a considerar propostas para armar os rebeldes na Jordânia, segundo autoridades norte-americanas. 

A zona de exclusão aérea limitada, não exigiria a destruição de baterias antiaéreas sírias, disseram autoridades norte-americanas.

Autoridades disseram que a Casa Branca pode decidir autorizar os EUA a armar e treinar rebeldes na Jordânia, sem autorizar a zona de exclusão aérea recomendada pelos planejadores militares. Um anúncio da Casa Branca poderia vir em breve, disseram autoridades.

Jordânia tem sido inundado por uma enxurrada de refugiados que as autoridades jordanianas e os EUA dizem que é uma ameaça crescente para o reino, um importante aliado dos EUA na região. Os EUA já mudou baterias de defesa aérea Patriot e F-16 aviões de combate para a Jordânia, o que poderia ser parte integrante de qualquer zona de exclusão aérea se o presidente Barack Obama aprovar a proposta militar.

Os defensores da proposta dizem que uma zona de exclusão aérea poderia ser imposta sem uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, uma vez que os EUA não entraria regularmente no espaço aéreo sírio.

Aviões norte-americanos têm mísseis ar-ar que poderiam destruir aviões sírios de longas distâncias. Mas as autoridades disseram que a aeronave pode ser obrigado a entrar no espaço aéreo sírio se ameaçada pelo avanço dos aviões sírios. Tal incursão pelos EUA, se isso viesse a acontecer, poderia ser justificada como autodefesa, dizem as autoridades.

Os planejadores militares acreditam que seria perigoso para montar uma grande operação dentro da Jordânia para armar os rebeldes sem criar uma zona de exclusão aérea para manter aeronaves da Síria de volta.

Os aviões dos EUA envolvidos na zona de exclusão aérea iria voar a partir da Jordânia e, possivelmente, a partir de navios da Marinha no mar Mediterrâneo ou Vermelho. Jordânia ofereceu aos EUA e seus aliados o uso de suas bases militares para proteger uma zona de segurança no interior do reino, segundo autoridades norte-americanas. Autoridades jordanianas em Washington não teve nenhum comentário imediato.

Autoridades militares dos EUA acreditam que ele vai demorar cerca de um mês para obter a tal limitada zona de exclusão aérea em funcionamento, segundo as autoridades. Autoridades dizem que pode haver uma janela limitada para o fazer. Se a Rússia decide ceder os avançados armas de defesa aérea S-300 de longo alcance para a Síria, faria tal zona de exclusão aérea limitado muito mais arriscado para os pilotos norte-americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...