sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Paraguai ameaça cortar energia e Brasil coloca tropas na fronteira

Notícia do começo do mês e que acabou passando desapercebido por mim... Mais uma vez, peço desculpas pela minha falta de tempo =/ Segue a notícia, os vídeos e comentários sobre a Tensão Brasil e Paraguai.


Paraguai ameaça cortar energia e Brasil coloca tropas na fronteira

O Brasil concentrou 10 mil homens e armamento pesado na fronteira como Paraguai, Uruguai e Argentina, numa ação anunciada como de combate à criminalidade, mas que coincide com a posição do novo presidente paraguaio anunciando que vai deixar de ceder a energia gerada na usina bi-nacional de Itaipu, para o Brasil. A usina produz 19% de toda a energia consumida pelos brasileiros. 

As tropas deslocadas na segunda-feira (10) contam com helicópteros de combate, navios patrulha, aviões de caça e veiculos aéreos não tripulados, além de blindados. Para os rios da bacia do Prata foram enviadas 30 embarcações, inclusive três navios de guerra e um navio hospital.

Segundo o Ministro da Defesa, Celso Amorim, trata-se de “uma operação de fronteira que tem por objetivo, sobretudo, a repressão à criminalidade e o general Carlos Bolivar Goellner, comandante militar do sul, a área crítica de patrulhamento será entre as cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, “onde ocorre a maior incidência de tráfico de drogas e contrabando” 

Celso Amorim, após ressaltar ações de cooperação entre os países, disse que “a maior ameaça militar ao Brasil, em tese, é um cenário futuro no qual potencias internacionais em conflito venham a se interessar por recursos brasileiros como água, energia e capacidade de produção de alimentos”.

A ameaça paraguaia
Após o Brasil e seus vizinhos terem imposto sanções ao Paraguai pela derrubada do seu presidente constitucional, Fernando Lugo, o seu sucessor, Frederico Franco, anunciou a decisão de suspender a venda de energia ao Brasil e à Argentina e remeter mensagem ao Congresso Nacional, em dezembro, estabelecendo que a sua anunciada decisão não poderá ser revogada pelo presidente a ser eleito em abril de 2013.

O presidente disse que o Paraguai não vai mais ceder energia ao Brasil, numa referência ao excedente da produção da usina de Itaipu, geradora de 14 mil megawatts. Isto representa 19% do consumo brasileiro de energia e 91% do consumo paraguaio. O Paraguay consome apenas 5% da produção e o excedente é comprado pelo Brasil, mas Frederico Franco diz que “não estamos cedendo, mas dando energia ao Brasil”.


Brasil afirma que "paga" pela energia de Itaipu e que Paraguai não a "cede"

O embaixador Tovar Nunes, porta-voz da Chancelaria do Brasil, afirmou nesta quinta-feira que seu país "paga" pela energia da represa de Itaipu e que o Paraguai "não a cede", como disse ontem o presidente do país, Federico Franco.

"Não existe cessão de energia, ela é comprada. Essa energia, o Brasil não tem de graça", declarou o porta-voz, citado pela Agência Brasil (oficial), em alusão à eletricidade gerada pela represa binacional de Itaipu.

As declarações do presidente Franco tiveram uma grande repercussão no Brasil, sobretudo por sua afirmação de que o Paraguai decidiu de forma "clara" que seu país "não continuará cedendo" energia.


SEMPRE GUERRA: Caso chegue ao ponto extremo de se utilizar a opção militar, o Brasil já estaria preparado para este cenário, conforme treinamentos e cooperações com países amigos, vejam alguns treinamentos:

Operação Guarani -  Estreitar laços de amizade, confiança e cooperação entre os Exércitos do Brasil e da Argentina; esse é um dos objetivos da Operação Guarani 2012. A atividade é um exercício conjunto realizado entre os exércitos dos dois países, que aconteceu entre os dias 23 e 30 de junho, na região de Apóstoles, na Província de Missiones, na República Argentina.

Além de aproximar os dois Exércitos, a Operação Guarani também visa a adestrar o trabalho de Estado-Maior Combinado, proporcionar o intercâmbio de experiências na confecção de planos e ordens, desenvolver a interoperabilidade entre elementos dos Exércitos dos dois países na execução de operações combinadas e desenvolver a doutrina de operações combinadas.

Da parte do Exército Argentino, participarão o 30º Batalhão de Infantaria de Monte e três Companhias de Caçadores da Brigada de Infantaria de Monte nº XII, e por parte do Exército Brasileiro será empregado um Esquadrão de Cavalaria Mecanizado da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.





Operação Ágata 5 - A Ágata 5 foi desencadeada pelas Forças Armadas, com, apoio da Polícia Federal, em uma área de 3,9 mil quilômetros de extensão nas imediações de fronteiras no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso do Sul.

O objetivo é combater crimes na fronteira, como contrabando, descaminho e tráfico de drogas. Também são fiscalizados os estoques de dinamites nas minas onde são extraídas as pedras ametistas. No território gaúcho, há tropas posicionadas na Fronteira Oeste e na Região Sul. 










17 comentários:

  1. porque eles nao mandam os parentes deles para morrer.se u fosse soldado eu que não queria ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala ae, se o Brasil nao se defender de alguem querendo tirar proveito e cortar o abastecimento do pais, eles vao cortar e vamos ficar sem energia e:
      Produtos vao apodrecer, equipamentos medicos, eletronicos, postos, tv, luz das residencias, alarmes e etc...
      Vai vira um caos, e outra o Brasil paga um ABSURDO por essa energia e dizem q pagam a mais do q foi combinado e eles ainda ameaçam cortar algo que eles NAO UTILIZAM?
      Se vc n é por ela, saia dela! BRASIL

      Excluir
  2. O GRANDE PROBLEMA NESSA SITUAÇÃO É Q JAMAIS ,NUNCA A GRANDE MÍDIA BRASILEIRA,AFIRMARÁ,ASSUMIRÁ Q ESSAS MOVIMENTAÇÕES MILITARES,SEJAM POR ESSE MOTIVO,SEMPRE NOTICIARÃO Q É MESMO PARA CONTER O NARCOTRÁFICO EM NOSSAS FRONTEIRAS,OU SEJA,MAIS UMA VEZ NÓS (POVO)FICAREMOS SEM SABER DOS REAIS MOTIVOS DE NOSSOS COMANDANTES,ELEITOS POR NÓS...VLEW..

    ResponderExcluir
  3. Nossa o Brasil não esta preparado para uma guerra ...Se pelo menos o governo invertesse em tecnologia até talvez teríamos um change , mas esse País aqui não inverti no básico que é EDUCAÇãO, SAÚDE E SEGURANÇA, vai investi na segurança da nação quando...

    ResponderExcluir
  4. ''A PAZ QUEREMOS COM FERVOR, A GUERRA SÓ NOS CAUSA DOR, PORÉM SE A PÁTRIA AMADA FOR UM DIA ULTRAJADA LUTAREMOS SEM TEMOR''
    BRASIL AME-O OU DEIXE-O !!!

    ResponderExcluir
  5. Caramba temos o 6° PIB do mundo e somos os q gastam com exército o 14° pais, e msm assim falta dinheiro pra educação e saúde, pra onde q ta indo todo esse dinheiro porra ???? TODO MUNDO Q TA NO PODER ROUBA, TODOS, DESDE O DEPUTADO Q MANDA PRO PREFEITO, E DO PREFEITO PRO DIRETOR, Q ESTE DIVIDE COM OS CHEFES DE AREA... Brasil é foda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dinheiro tem, mas os políticos roubam tudo

      Excluir
  6. Nem inventem guerra seus FDP!! Morram sozinhos.. Sou reservista não vou lutar PORRA nenhuma!!!

    Lutar pela corrupção? Por Brasilia? Eu quero + é que se ferrem, exercito fuleiro, TUDO QI quem indicou!!!

    ResponderExcluir
  7. O PROBLEMA DE VCS É Q VC SÃO MUITO IGNORANTES VÊ SE TOCA.SE RECLAMA DO BRASIL VAI PRA OUTRO PAIS E SE NATURALIZA LÁ,SÓ SABE RECLAMAR TODOS PODEM MUDAR O FUTURO E O PRESENTE,BRASILEIRO É O POVO MAIS INORANTE,SEM EDUCAÇÃO E NÃO PATRIOTA PRA MUDAR O BRASIL,SEUS MERDAS

    ResponderExcluir
  8. a questão é seguinte !!,o BRASIL não é fraco, você é que não viram a verdadeira força !! para quem não sabe o brasil tem a formula da bomba ATOMICA !!,O físico que decifrou foi DALTON BARROSO se achar que é mentira então pesquise:"O HOMEM QUE DECIFROU A BOMBA" e veja como é verdade !!

    ResponderExcluir
  9. Vou torcer para eles tirar a energia de vcs otarios alienado vermes destruidores talvez assim mude o caracter de vcs e comecem a querer um pais melhor com menas poluicao menos desmatamento menas desigualdade seus burros ninguem precisa de dinheiro pra viver cultive seu proprio alimento seu proprio remedio e viva seus preguiçosos enquanto a guerra mais arvore menos predio pode vim selva!

    ResponderExcluir
  10. nos faça uma visita em nosso blog http://ministerioebenezerbp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Na verdade, é o que está se cumprindo é a palavra de DEUS! Passará o céu e a Terra, mas as minhas palavras não ao de passar! Levantará nação contra nação,haverá fome em vários lugares,pestes, terremotos,mas porém, ainda não é o fim. A BESTA que surgirá do meio da IDOLATRIA, MARCARÁ COM UM SINAL NA TESTA OU NA MÃO. QUEM ACEITAR ESTE SINAL JÁ ESTÁ COM A PASSAGEM GARANTIDA PARA O INFERNO! POR FAVOR PROCUREM QUALQUER IGREJA EVANGÉLICA E SEJAM SALVOS EM O NOME DO SENHOR JEJUS!AMEM!

    ResponderExcluir
  12. Esses fanfarrões do Paraguai ficam falando besteira pra ver se ganham voto, na verdade deveriam parar de chorar as pitangas da guerra e investir em educação além de fazer parceria com o brasil pra pegar uma carona no desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  13. Dou minha vida pelo brasil

    ResponderExcluir
  14. tenho filhos e netos e não posso ser passivo diante de tal ameaça (se for verdadeira) não sou patriota o que eu sou é BRASILEIRO tenho família e amigos que cresceram comigo e os que eu conheci ao longo de meus 40 anos, palavras tem efeito e os atos tem que ser na medida do que eu acredito para continuar vivendo, e acredito que defender uma nação é somente isso e ai aparece uns semi analfabetos moralistas de bosta formadores de opinião achando que os acordos devem ser quebrado e devamos sofre a consequência, esse infames são os primeiros a serem combatidos . Nasci da união de um Homem e uma maravilhosa mulher que me deram a educação necessária para entender o que devemos defender. minha família, meus amigos e minha nação.

    ResponderExcluir
  15. 19% da energia gerada em Itaipu é do Brasil e 91% do Paraguai ?? Como assim?? Temos então mais de 100% ??

    Se for necessário dar uns apertos neles acho que deve ser feito, nós construímos aquela usina e pagamos pela energia e agora querem vir com papo de não vender mais ? Que absurdo ...

    Para os desinformados, São Paulo e outros estados são movidos por esta energia ... Sem ela o Brasil para ... :/

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...