sábado, 28 de julho de 2012

Diário Sempre Guerra Síria 28/07/2012

Fontes indicam que uma grande batalha está prestes a acontecer em Aleppo, Síria

Helicópteros do regime atacam Aleppo antes de batalha crucial

Vários bairros da cidade de Aleppo, norte da Síria, foram intensamente metralhados por helicópteros das forças oficiais nesta sexta-feira, em uma antecipação de uma batalha crucial para o conflito entre as tropas governamentais e grupos rebeldes.


"Revolta das duas capitais (Damasco e Aleppo), a guerra de libertação continua": este é o lema das manifestações programadas para esta sexta-feira em todo o país, convocadas por opositores ao regime que seguem mobilizados apesar da violência que provocou mais de 19 mil mortes desde o início da crise, em março de 2011, segundo uma ONG síria.

Os helicópteros concentraram os ataques nos bairros de Salahedin, Azamiyeh, Bustan el-Kasr, Mashad e Sukari, segundo fontes da oposição. Além disso, também foram registrados combates entre rebeldes e soldados nos bairros de Khamiliyeh, Mahatat Bagdad e nas proximidades da praça Saadala al-Khabiri.

Em Salahedin, centenas de rebeldes se preparam para enfrentar uma iminente ofensiva final do Exército contra Aleppo, em uma operação que um jornal ligado ao regime de Bashar al-Assad, o Al Watan, definiu como "a mãe de todas as batalhas", por sua capacidade para determinar o destino do conflito sírio.

Barricadas com sacos de areia, um ônibus atravessado na rua e centros de cuidados médicos de urgência foram instalados em escolas e mesquitas. Vários helicópteros sobrevoavam as casas e metralhavam os imóveis, com moradores em fuga desesperada.

Na quinta-feira, a repressão e os combates deixaram 164 mortos, incluindo 84 civis, 43 soldados e 37 rebeldes. "As forças especiais avançaram na zona leste da cidade e outras tropas chegaram para uma ofensiva generalizada, sexta-feira ou sábado, em Aleppo", afirmou uma fonte dos serviços de segurança.

À espera do ataque, os rebeldes, armados com fuzis, metralhadoras, lança-foguetes e bombas de fabricação caseira, executavam incursões contra os postos policiais e dos serviços secretos.

A esperança reside na solidariedade de combatentes que chegariam para reforçar as defesas de Salahedin ou que retardariam o avanço do Exército com atos de sabotagem e armadilhas.

Ao mesmo tempo, entre 1,5 mil e 2 mil rebeldes chegaram à região para apoiar o movimento na cidade. Os insurgentes controlam os bairros periféricos ao sul e leste da cidade, assim como as estradas que levam ao aeroporto.

O porta-voz do Exército Sírio Livre (ESL, formado por desertores) em Aleppo, Abdel Khabar al-Okaidi, afirmou que 100 tanques do Exército e outros veículos militares chegaram à cidade.

"Se fracassa na missão de retomar o controle total de Aleppo, o regime está terminado e os adversários sabem", afirmou Rami Abdel Rahman, presidente da ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Diante de uma base dos rebeldes em Aleppo foi observado um caminhão com caixas com a frase, em árabe, "máscaras de gás".

Na segunda-feira, Damasco admitiu pela primeira vez possuir armas químicas, mas afirmando que estas não seriam utilizadas contra a população civil. No entanto, o regime ameaçou utilizar as armas no caso de intervenção militar estrangeira. A Unesco solicitou aos beligerantes proteção para a herança cultural de Aleppo.



Ações internacionais devem ser tomadas para lidar com o cerco militar das forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, ao redor da cidade de Aleppo e a ameaça da Síria em usar armas químicas, disse o primeiro-ministro turco, Recep Erdogan, nesta sexta-feira.

"Há um aumento (da presença militar) em Aleppo e as recentes declarações, com respeito ao uso de armas de destruição em massa, são ações que não podemos permanecer como observadores ou espectadores", disse ele em entrevista conjunta com o premiê britânico, David Cameron, em Londres.

SEMPRE GUERRA: Relatórios árabes indicam que a Turquia, Arábia Saudita e Qatar possuem um centro de controle para auxiliar os rebeldes. A Turquia estaria furiosa pelo fato de Assad não confrontar com o PKK (Grupo considerado terrorista pela Turquia), permitindo que o grupo que luta pelos direitos territoriais do Curdistão conquistem o controle de cidades fronteiriças entre Síria e Turquia. O país membro da OTAN estaria disposta a invadir territórios sírios para combater o PKK, o fato foi anunciado publicamente. Há relatórios que apontam para uma aliança entre Assad e PKK. 

As tensões se elevaram na fronteira entre Jordânia e Síria, porém, a Jordânia não quer alardar publicamente apesar de ter colocado tanques e todo o exército em alerta para eventuais ataques.

Confiram os vídeos dos últimos acontecimentos na Síria:

Rebeldes comemoram vitória em batalha:


Rebeldes colocam fogo em tanque de guerra:

Tropas Pró-Assad ataca população que protestava contra Assad:


Rebeldes tentam confrontar com tanques do exército Pró-Assad:


Prédio em chamas após ataque de artilharia pesada de tropas Pró-Assad em Homs:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...