sábado, 9 de junho de 2012

Diário Sempre Guerra Síria 09/06/2012

Rebeldes Sírios em mais um dia de luta contra o Regime de Assad.

Rússia pede cúpula urgente sobre Síria para apoiar plano de Annan
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fez neste sábado um apelo à comunidade internacional para convocar uma cúpula de emergência sobre a crise na Síria que apoie o plano de paz do enviado especial da ONU e da Liga Árabe para o país árabe, Kofi Annan. "O objetivo é cooperar para conseguir o cumprimento do plano de Annan e as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Não vemos alternativa ao plano de Annan no caminho para a solução pacífica do conflito", disse o chanceler da Rússia, principal aliada do regime sírio, em entrevista coletiva.
Dessa cúpula, que seria realizada sob a égide da ONU, participariam os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da organização - Rússia, China, EUA, França e Reino Unido -, os vizinhos da Síria - Irã, Iraque, Turquia e Jordânia -, a Liga Árabe e a União Europeia (UE). "Quanto mais rápido, melhor. Propomos começar com urgência o trabalho para preparar uma conferência internacional sobre a Síria. Devemos reunir todos aqueles que influem na situação na Síria", declarou Lavrov.
"O Conselho de Segurança (da ONU) não aprovará a ingerência militar. Não porque apoiemos o regime Assad, mas porque sabemos o quão complexa é a distribuição confessional do Estado sírio", preconizou o ministro. Ao apresentar sua proposta nesta semana em Pequim, Lavrov disse que, ao contrário das reuniões do chamado Grupo de Amigos da Síria, o objetivo desta conferência seria que "todos os atores externos, em uma primeira fase sem os sírios, concordassem de maneira honesta e sem dois pesos e duas medidas a cumprir o plano de Annan".
Exército sírio mata 23 civis e cresce indignação por massacre
Rússia diz que não se opõe a saída de Assad
A Rússia não irá se opor à saída do presidente da Síria Bashar al-Assad se tal medida for resultado de um diálogo entre os próprios sírios e não for forçada por pressões externas, disse o chanceler russo, Sergei Lavrov, neste sábado. "Se os sírios concordarem (com a saída de Assad) entre si, estaremos felizes em apoiar tal solução", disse Lavrov a jornalistas.
Irã e Síria: uma aliança com inimigos e objetivos em comum

Diário da Guerra na Síria em Vídeos:




Por este vídeo, percebe-se que Assad está utilizando caças para bombardear alvos rebeldes:

2 comentários:

  1. Assad não vai cair.
    Historicamente desde a guerra fria a Siria sempre teve apoio da URSS, (ou agora de sua herdeira maior a Rússia), não acredito que ocorra alguma mudança significativa na politica do país de Assad.
    E querendo ou não, os rebeldes não são maioria, se o povo fosse todo contra ele, ele já teria saído faz tempo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Tiago.

    O Ocidente faz alardes sobre a situação na síria mas, por que se esquecem das manifestações no Bahein e dentro de um país do ocidente como o Canadá?

    O lamento fica por conta das atrocidades que ocorrem naquele país...

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...