domingo, 14 de agosto de 2011

20 Anos do Fim da URSS: Conheça Armênia e fotos da Rádio UVB-76

O Sempre Guerra começa mais uma série de Reportagens Especiais. Neste Ano, faz 20 anos do fim de uma potência militar mundial, siga a história no Sempre Guerra!



Armênia luta para preservar identidade após colapso da URSS
A Armênia é conhecida mundialmente por seus grandes poetas, artistas e músicos. Um grande império no passado, estendendo-se por quase um terço do atual território turco, partes da Geórgia, do Irã e do Azerbaijão, os armênios perderam mais de 70% de sua terra em sucessivas ondas de dominações, batalhas entre persas, mongóis, otomanos e russos, além de um terrível genocídio perpetrado pelo Império Otomano que dizimou entre 600 mil e 1,5 milhões de pessoas.

A Armênia foi o primeiro país a adotar o cristianismo em 301 e a igreja ortodoxa armênia tem fortíssima influência no país e na diáspora armênia espalhada entre Rússia, Irã, Geórgia, EUA, Europa, Argentina, Brasil e Austrália. O país é extremamente conservador - questões de honra familiar são tomadas com extrema seriedade, a expectativa é que as mulheres se casem jovens e virgens e que os homens sejam os mantenedores da família.

O país era uma das repúblicas da ex-União Soviética (URSS) e grande parte da arquitetura urbana da Armênia ainda é original dos anos da cortina de ferro - grandes blocos funcionais e com pouco caráter servem tanto para abrigar prédios públicos quanto moradias muitas vezes alocadas em função dos número de membros de uma família.

O país é o mais pobre do Cáucaso, com um PIB de pouco mais de US$ 9 bilhões. Problemas de infraestrutura e falta de trabalho levam grande parte dos jovens do país a buscarem melhores oportunidades na Rússia, maior investidor e centro de referência cultural para os armênios. Os russos possuem bases militares no país e controlam as fronteiras aeroportuárias com o Irã. Além disso, o exército russo é responsável por patrulhar a garantir a segurança nas fronteiras fechadas entre a Armênia, Turquia e Azerbaijão.

Além de todos os problemas, Armênia e Azerbaijão encontram-se em virtual estado de guerra por um pequeno enclave de etnia armênia cedido ao Azerbaijão por Stalin e conhecido pelo nome de Nagorno-Karabakh - um território que se declara independente, mas tem pretensões de se unir ao resto dos armênios, enquanto o Azerbaijão e o resto do mundo o consideram parte integral do território azeri.

A Armênia é um dos países que melhor preservou os costumes, a burocracia e a arquitetura da URSS - chega a ser mais fácil ver os traços do antigo país na Armênia do que na própria Rússia.

Fotos da Rádio UVB-76
Conheça a história e suas teorias misteriosas neste post do Sempre Guerra: A Rádio Russa UVB-76













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...