sábado, 9 de julho de 2011

Israel proíbe o Brasil de vender aeronaves para Venezuela

Israel Aerospace Industries assinou uma joint venture com o Grupo Synergy do Brasil para a fabricação de veículos aéreos não tripulados (UAV) para combater o tráfico de drogas na fronteira brasileira com a condição de que a aeronave não sejam vendidos para a Venezuela. Isto demonstra como Venezuela e Israel se separaram depois que o governo do presidente Chávez mostrou apoio à Palestina e outros países muçulmanos.

Em janeiro de 2009, Chávez expulsou o embaixador israelense Shlomo Cohen e o pessoal diplomático, depois da força aérea israelense lançar dezenas de ataques aéreos sobre a Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas, em dezembro de 2008. Chávez afirma que Israel viola as leis internacionais por perpetrar o terrorismo de Estado na Palestina, onde uma catástrofe humana foi desdobrado. 

Após as relações com o governo de Israel serem interrompidas, um grupo de homens armados invadiram na sinagoga Tiferet Israel em Caracas, onde danificaram textos sagrados e escreveram slogans anti-semitas nas paredes. Mas o presidente Chávez, condenou o ataque, e o chanceler venezuelano, Nicolas Maduro, disse que a Venezuela respeita o povo judeu mas opõe-se aos criminosos que governam Israel, que cometeram o que chamou de um holocausto palestino nos últimos 60 anos. 

Venezuela e Brasil têm mantido boas relações nos últimos anos, com uma série de acordos de cooperação em diversas áreas como habitação, segurança financeira, energia e de fronteira. Independentemente do bom ambiente na região, a Força Aérea Brasileira já comprou dois UAV para monitorar suas fronteiras com a Bolívia e o Paraguai e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff afirmou que seu governo vai adquirir mais dez. 

Israel e Venezuela mantém um comércio de negócios fraco após dois anos de relações diplomáticas entre os dois permanecem quebrados. Alguns analistas sugerem que as relações possam ser restaurados após o conflito em Gaza acabar.

Fonte: PressTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...