segunda-feira, 21 de março de 2011

Atualização da Guerra do Oriente

Segue a atualização de mais um dia de Guerra

Líbia: Vários mortos em ataque dos Aliados:
Um porta-voz do governo líbio disse nesta segunda-feira que os bombardeiros aéreos de forças estrangeiras a portos e ao aeroporto da cidade de Sirte mataram muitas pessoas.


"Vocês viram aquele lugar (o aeroporto de Sirte). É um aeroporto civil. Foi bombardeado e muitas pessoas morreram. Portos também foram bombardeados", disse o porta-voz Mussa Ibrahim em entrevista coletiva.

Fonte: Terra


China cada vez mais furiosa!

Nesta segunda-feira o principal jornal da China intensificou a oposição de Pequim aos ataques aéreos ocidentais na Líbia, acusando os países que apoiam os ataques de violar regras internacionais e arriscar novos tumultos no Oriente Médio.

A mais forte condenação chinesa das manobras do Ocidente contra as forças do líder líbio Muammar Gaddafi apareceu no Diário do Povo, órgão do Partido Comunista, e mostrou como o conflito militar pode se tornar uma nova frente de atrito entre Pequim e Washington.

O jornal usou palavras pouco veladas para acusar os Estados Unidos e seus aliados de violar regras internacionais, embora a China não tenha chegado a vetar a resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas que efetivamente autorizou os ataques aéreos.

O diário apontou semelhanças entre a iniciativa na Líbia à invasão norte-americana do Iraque em 2003, e deu a entender que segue um padrão de interferência do Ocidente nos assuntos de outras nações.

"As tempestades ensanguentadas que o Iraque sofre há oito anos e o sofrimento indizível de seu povo são um reflexo e um alerta", disse o comentário do Diário do Povo.

"Os ataques militares à Líbia são, após as guerras no Afeganistão e no Iraque, a terceira vez que alguns países lançaram ações armadas contra países soberanos", disse em referência aos EUA e seus aliados.

"Deveria ser notado que toda vez que meios militares são usados para lidar com crises, é um golpe na Carta das Nações Unidas e nas regras das relações internacionais."

O comentário apareceu sob o nome de "Zhong Sheng", pseudônimo que em chinês se parece a "Voz do Centro," dando a entender que verbaliza a opinião do alto escalão do governo.

Fonte: Geopolítica Brasil citando Reuters

ISRAEL ATACA GAZA EM RETALIAÇÃO AOS ATAQUES DE 19/03
Pelo menos 17 pessoas, incluindo crianças, ficaram feridas em uma série de ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza, segundo as equipes de emergência palestinas.


Disseram testemunhas e médicos que jatos israelenses realizaram pelo menos cinco ataques aéreos na segunda-feira na cidade de Beit Lahiya e Cidade de Gaza.

Testemunhas disseram que um complexo de segurança do Hamas, que controla a Faixa de Gaza, um campo de treinamento ao norte da cidade e uma fábrica de fundição de metais e no norte de Gaza estavam entre os alvos.

O Exército israelense confirmou um dos ataques, dizendo que o alvo era vários combatentes do Hamas em Norte de Gaza, bem como um túnel que foi usado para contrabandear armas.

Os militares disseram que os ataques foram em resposta a disparos de foguetes palestinos contra Israel.

Fogo Transfronteiriça

O Ezzedine al-Qassam, o braço militar do Hamas, havia dito que iria parar de fogo cruzado na fronteira com o Israel se os israelenses pararam os ataques em Gaza.

Ele disse que o disparo de foguetes contra Israel no sábado tinha sido em resposta a um ataque israelense na semana passada que matou dois de seus membros, mas o grupo disse que estava pronto para chamar um fim à violência "tit-for-tat" (Olho-por-Olho) se Israel também o fazer.

"Se o inimigo parar a escalada e agressão contra o nosso povo, vamos implementar o acordo nacional palestino", a agência de notícias AFP, citando um comunicado do grupo.

A oferta, porém, veio com um aviso em anexo: "O inimigo vai pagar um preço muito alto se continuar sua agressão e crimes contra nosso povo na Faixa de Gaza."

Também na segunda-feira, Danny Ayalon, vice-ministro do Exterior israelense, fez uma ameaça contra os líderes do Hamas.

"Se o Hamas decidir escalar (as tensões), vamos colocar um fim a isso ... Nós temos várias ações antes de colocar forças terrestres na Faixa de Gaza, incluindo ameaças diretas contra os dirigentes do Hamas", disse Ayalon à rádio pública.

Fonte: Al Jazeera

ATUALIZAÇÃO: NOVO ATAQUE A GAZA:

Os ataques da Força Aérea Israelense em toda a Faixa de Gaza continua. Fontes palestinas disseram que aviões da Força Aérea alvejaram vários armazéns em Khan Younis, no sul da Faixa (de Gaza).

O IDF confirmou os relatórios, dizendo que a aeronave atingiram dois túneis "de terror", dois depósitos de armas e dois outros alvos relacionados ao terrorismo, à noite, em resposta aos ataques contra comunidades do sul de Israel nos últimos dias.

Fonte: YnetNews



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...