quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Israel invade norte de Gaza e Hezbollah realiza simulações

As tensões estão se elevando...

Agência de notícias AFP informou que sete tanques tinham feito uma incursão limitada em territórios palestinos na terça-feira, desencadeando um tiroteio com militantes.

Outros estudos sugeriram veículos blindados e bulldozers estavam envolvidos.

Palestinos presentes disseram que as vítimas estavam recolhendo pedras para reciclar em tijolos quando foram atacados.

Um militar de Israel disse que estava respondendo a um ataque de militantes palestinos que detonou um dispositivo explosivo contra uma patrulha do Exército israelense na fronteira.

A violência transfronteiriça tem aumentado nas últimas semanas. O Hamas, grupo militante islâmico que governa o enclave, apelou à calma, incitando outras facções militantes para parar seus ataques contra Israel.

Há dois anos, desde a guerra na Faixa de Gaza que deixou 1.300 palestinos (a maioria Civís) e 13 israelenses mortos.

Fonte: BBC News

Hezbollah simula dominação de Beirute.

Hezbollah e militantes do Amal, realizaram um treino para simular um golpe de Estado militar de Beirute, informou a mídia libanesa nesta quarta-feira. Teme-se que o Hezbollah está treinando para a reação da publicação de acusações internacionais para o assassinato do ex-Ministro libanês Rafiq Hariri.
  
O Hezbollah tem renunciado a partir de Hariri, Saad governo em uma tentativa de pressionar o líder a renunciar a investigação no Tribunal Internacional .

Segundo um jornal do Kuwait e da mídia do Líbano, o secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, está se preparando para a possibilidade de o Hezbollah ser indiciado e não apenas no plano político.

Fontes próximas ao grupo, disse que o treino foi "uma manobra real e sem armas destinadas a testar o plano para assumir Beirute e seus arredores, incluindo o porto e o aeroporto. As fontes disseram que o exercício estava programado para durar quatro horas, mas finalmente terminou após duas horas e considerada um êxito.

O exercício militar foi realizado na madrugada de terça-feira. Quando a notícia do exercício se espalhou, o pânico tomou conta de Beirute e muitos moradores retiraram seus filhos das suas escolas.

"Esta manobra ilustra o fato de que o Hezbollah passou para uma nova etapa em lidar com as acusações", uma fonte libanesa. 

ONU SERÁ ALVO?
A fonte libanesa referiu ainda que entre os possíveis alvos de um ataque do Hezbollah, eram instituições das Nações Unidas no Líbano. "O Hezbollah deixou claro que irá evitar qualquer ação que possa levar a uma guerra civil e é por isso que está disposta a enfrentar a ONU e a CIJ diretamente."
  
O Jornal libanês Al Liwa também informou que a ONU vai ser alvo. Uma fonte próxima ao Hezbollah libanês disse à MTV que a ONU vai ser o próximo alvo do grupo.

Enquanto isso, Nasrallah reuniu com o ministro turco dos Negócios Estrangeiros e o ministro do Catar, ambos visitam o Líbano. Um comunicado emitido pelo Hezbollah registrou que os três discutiram a crise libanesa.

Enquanto isso, a Arábia Saudita (aliada de Israel) suspendeu todos os esforços para promover uma solução na região. O ministro saudita das Relações Exteriores disse que seu país parou de interferir.




Um comentário:

  1. Oi!
    A situação está explodindo.
    O barril está se incendiando e vai sobrar fagulhas para todos os cantos...
    Um forte abraço e estamos aí acompanhando.
    Daniel

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...