quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Nova Guerra Fria? China e Russia renunciam ao Dólar no comércio bilateral


China e Rússia resolvem renunciar ao Dólar para o comércio bilateral. Isto pode ser um estímulo para outras economias do Oeste Asiático, Venezuela, Irã e entre outros.

China e Rússia decidiram renunciar ao dólar dos EUA e recorrer à utilização de suas próprias moedas no comércio bilateral, anunciaram na terça-feira em São Petersburgo, o premiê Wen Jiabao, e seu colega russo, Vladimir Putin.

Especialistas chineses disseram que o movimento reflete uma maior aproximação entre Pequim e Moscou e não é destinado a desafiar o dólar, mas para proteger suas economias nacionais.

"Sobre o estabelecimento de comércio, decidimos usar nossas próprias moedas", disse Putin em uma conferência de imprensa conjunta com Wen, em São Petersburgo.

Os dois países estavam acostumados a usar outras moedas, principalmente o dólar, no comércio bilateral. Desde a crise financeira, no entanto, altos funcionários de ambos os lados começaram a explorar outras possibilidades.

O yuan já iniciou negociação com o rublo russo no mercado interbancário chinês, enquanto o yuan em breve será permitido no comércio contra o rublo na Rússia, disse Putin.

"Isso forjou um passo importante no comércio bilateral e é um resultado dos sistemas contábeis consolidadas de países do mundo", disse ele.
Fonte: People's Daily

4 comentários:

  1. Isso vai gerar efeito cascata!
    Valeu Yusuke!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Também de acordo com Ravena,
    Vamos ver um efeito cascata e vamos ver a reaçõa dos Estados Falidos da América...
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigo do blog Sempre Guerra.
    Estou fazendo o possível para melhorar meu blog.
    Seu blog é fonte de inspiração para o meu, quando tenho um tempo estou na lan atualizando os dados.
    Não tenho micro em casa ainda, estou mexendo com a construção de minha casa e sabe como é, uma bagunça.
    Mais pra frente pretendo comprar um bom micro, instalar uma boa net e aí é que pretendo me dedicar mais ainda a novas pesquisas e informações para compartilhar em meu blog.
    E as Coréias Yusuki, teremos ou não teremos momentos eletrizantes?
    Vamos observar atentamente a esta questão...
    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Grandes amigos!

    É uma honra a presença de todos aqui no "nosso" blog, pois, com as informações fornecidas de cada um, vamos nos mutiplicando para que mais pessoas tenham acessos a informações de verdade.

    Daniel, muito obrigado pelos elogios e que bom que o blog é uma fonte de inspiração! Espero que para o bem, sempre! Dê prioridade a sua casa e sua vida social, afinal, é um dos pilares para a nossa sustentação.

    Me adicione no MSN: sempreguerrablog@hotmail.com, não só o Daniel mas quem quiser participar também. Vamos bater um papo descontraído.

    Sobre as Coréias, o que eu falar aqui é imprevisível, ninguém esperava este ocorrido de terça. Com as movimentações da Coréia do Sul e dos EUA, tudo indica que haverá retaliação. Infelizmente, só o tempo dirá.

    Um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir

Os comentários anônimos ou registrados estão liberados e serão moderados pelo Administrador do Blog.

Comentários envolvendo palavrões, ameaças, racismo e preconceito religioso ou sexual ou quaisquer outro tipo de ofensa, serão excluídos em respeito ao leitor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...